Respostas

A melhor resposta!
2014-07-24T00:49:11-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.


o resultado da divisão   é ?

6 + i =  - (6+i)(-3i)==> 18i + 3i^2 ==> 18i - 3==> 3( 6i - 1) ==> 6i - 1
  - 3i         (3i)(-3i            -9i^2               9                9                3

2 3 2
2014-07-24T01:01:38-03:00
Olá Joyce,

para dividir um número complexo por outro devemos multiplicar o numerador e o denominador da fração pelo conjugado do denominador (conjugado é a inversão do sinal na parte imaginária), no caso -3i, seu conjugado é 3i, portanto, teremos:

 \dfrac{6+i}{-3i}= \dfrac{(6+i)3i}{(-3i)3i}= \dfrac{18i+3i^2}{-9i^2}\\\\
lembre-se,~i^2=-1:\\\\
 \dfrac{18i+3(-1)}{-9(-1)}= \dfrac{18i-3}{9}= \dfrac{-3+18i}{9}= -\dfrac{3}{9}+ \dfrac{18}{9}i= \boxed{-\dfrac{1}{3}+2i}

Tenha ótimos estudos =))
sim consegui obg rs
então é isso ^^
troquei a expressão pq costuma-se escrever na forma algébrica que é a+bi
ata hahahaha
;D