Respostas

2014-07-24T09:13:39-03:00
Não, afinal a igreja católica exercia poder sobre tudo o que formava a sociedade, como por exemplo, não dar acesso a Bíblia para as pessoas. Ela interferia na economia, comércio, leis, etc. O protestantismo trouxe uma nova opção de religião, porém também libertou as pessoas para que pudessem fazer um governo diferente, pudessem ser "livres" e não ter total dependência da aprovação dessa igreja.
a igreja católica foi fundamental para o avanço da ciência . além do mais , na primeira comunhão todas as crianças ganham uma bíblia .
responde entao por favor
Ao contrário, se você ver a origem do protestantismo, foi quando Lutero pregou as 95 teses na porta de uma igreja, CONTRA A IGREJA CATÓLICA, que vendiam indulgências e perdão, enganando o povo. O papa Leao X o ameaçou de heresia; Lutero o ignorou e logo o protestantismo se espalhou pela europa. Bom, se eles vendiam salvação A QUAL NÃO PODE SER VENDIDA e as pessoas compravam é porque não havia acesso a verdadeira palavra.
Ninguém discorda sobre o avanço da ciência dever-se sobre a igreja catolica, afinal nao opino sobre isso porque não tenho conhecimento. O conhecimento que tenho é esse: A igreja catolica "prendia" seus fieis a religião (um exemplo é o batismo a uma criança, qual não pode decidir sobre sua vida), a igreja ordenava e dava palpites sobre tudo, pois era a Maior, Lutero não se conformou com isso e pregou as 95 teses dando inicio ao protestantismo.
Sendo assim, a reforma protestante foi de caráter religioso sim, pois as pessoas passaram a acreditar que só Deus salvava; porém não deixa de ter um carater social, economico, etc, já que cada um queria fazer escolhas diferentes da ordem da Igreja.

Pode confirmar com seu professor de história!