Respostas

2014-07-24T15:09:45-03:00
Os Ribossomos são constituídos basicamente por proteínas e um tipo especial de ácido nucléico, o RNA ribossômico ( RNAr). São estruturas não-membranosas e essenciais para a síntese de proteínas.
Os ribossomos são formados por duas subunidades, sendo uma bem maior do que a outra; são visíveis somente ao microscópio eletrônico, estando presentes tanto em células procarióticas como eucarióticas.
Os ribossomos normalmente agrupam-se e associam-se a um outro tipo de ácido ribonucléico , o RNA mensageiro ( RNAm) formando os polissomos, também conhecidos por polirribossomos.
Organizados em polissomos, os ribossomos participam da síntese protéica, uma vez que as informações necessárias a essa síntese são trazidas pelo RNA mensageiro (RNAm), que é produzido pelo núcleo da célula eucariótica. 
9 4 9
2014-07-24T15:19:18-03:00
A)--Os ribossomos são organóides que se apresentam sob a forma de partículas globulares com 20x30 nm de diâmetro. Eles são constituídos por duas subunidades de tamanhos diferentes. Estes aparecem em seres procariontes e eucariontes. Aparecem livres no citoplasma ou associados à membrana do retículo endoplasmático. Tanto os ribossomos livres quanto os que integram ao retículo endoplasmático associam-se a filamentos de RNA mensageiro, constituindo os polissomos. 

b)--Quimicamente, os ribossomos, são compostos de RNA ribossômico e proteínas. Ambos os tipos de ribossomos são constituídos por duas subunidades de tamanhos e densidades diferentes, coladas uma a outra. Nas células eucariontes, a maior parte do RNA das duas subunidades (rRNAs) são sintetizadas no citoplasma, migram para um núcleo através dos poros nucleares e se associam aos rRNAs. Depois de prontas, a subunidade menor e a subunidade maior, separadas, saem do núcleo pelo poro nuclear, passando para o citoplasma onde exercerão suas funções. Devido à presença dos numerosos grupamentos de fosfato do rRNA os ribossomos são intensamente basófilos. Por isso, os locais do citoplasma que são ricos em ribossomos se coram intensamente pelos corantes básicos como o azul-de-metileno e o azul-de-toluidina. Esses locais também se coram pela hematoxilina. 
6 4 6