Respostas

2014-07-24T15:24:15-03:00
O fenômeno tem sido objeto de estudo, mas ainda não se conhece muito a respeito. O que se sabe, até agora, é que ele pode surgir em zonas mais costeiras, ou seja, não tão profundas, e se formam geralmente de três maneiras:1- Interação da onda com o fundo gerando um ponto focal de energia
Isso ocorre em locais de topografia irregular. Sobre áreas mais rasas pode haver concentração de energia de onda em um só ponto e isso gera uma onda de tamanho maior.
2- Interação das ondas com correntes marinhas fortes
Ocorre quando a influência das correntes marinhas sobre as ondas interage com a corrente de vento contrária a direção de propagação das ondas, diminuindo seu comprimento. Ou seja, existe uma combinação de várias ondas (elas se empilham) fazendo com que seu tamanho se multiplique.
3- Interação de diferentes ondas com características similares
Ondas de tipos diferentes e características similares, assim como comprimento e força, consolidam uma somatória de energia que cria uma onda maior.
2014-07-24T15:48:36-03:00
Elas são provocadas por um grande deslocamento de água que ocorre após uma movimentação de placas tectônicas abaixo dos oceanos.  Esses terremotos marítimos,conhecidos por maremotos,deslocam  uma grande quantidade de energia formando umas ou mais ondas gigantes, que podem atingir as costas dos oceanos, podendo causar catástrofes