Respostas

2014-07-24T15:56:31-03:00
IntemperismoÉ o conjunto de processos químicos, físicos e biológicos (ação da água, do vento, do calor, do frio e dos seres vivos) que provoca o desgaste e a decomposição das rochas. Podem ser físicos e químicos.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-07-24T16:22:37-03:00
AGENTES EXTERNOS DO RELEVO: fazem parte da dinâmica externa da Terra. São os agentes de erosão, como por exemplo, erosões eólica, pluvial, fluvial, glacial e antrópica, entre outras. Os agentes externos são os MODIFICADORES DO RELEVO TERRESTRE.
Principais agentes externos:IntemperismoÉ o conjunto de processos químicos, físicos e biológicos (ação da água, do vento, do calor, do frio e dos seres vivos) que provoca o desgaste e a decomposição das rochas. Podem ser físicos e químicos.Físico – A desintegração e a ruptura das rochas inicialmente em fendas, progredindo para partículas de ipedloucura4menores, sem, no entanto, haver mudanças na composição química. Exemplos de processos físicos de meteorização:a) Congelamento da água.b) variação de temperatura.c) Decomposição esferoidal.d) Esfoliação.e) Destruição orgânica.Químico – Realizam-se em presença da água e dependem da ação de decomposição da água juntamente com o CO2 dissolvido e, em alguns casos, ácidos orgânicos formados pela decomposição de resíduos de vegetais.
Os riosEm seu curso, os rios escavam leitos, formam vales, destroem e transportam rochas e sedimentos, depositando-os e formando novas feições de relevo, como, por exemplo, as planícies e os deltas.As geleirasChama-se erosão glacial ao trabalho das geleiras. Grandes blocos de gelo movem-se lentamente, por ação da gravidade, causando profundos desgastes nas rochas. Provocam a abertura de valesem forma de “U” ou de “V”, estes últimos conhecidos como fiordes.Os ventosConhecida como erosão eólica, pode tanto construir (acumulação eólica) como destruir uma forma de relevo. A atividade geológica do vento é preponderante, particularmente nas regiões áridas, como os desertos, onde a evaporação é superior às precipitações ou onde a vegetação não se dá por qualquer outro motivo. A erosão eólica processa-se por deflação e corrosão.Deflação – Processo de rebaixamento do terreno, removendo e transportando partículas inconsolidadas.Corrosão – É produzida pelo impacto das partículas de areia transportadas pelos ventos contra as superfícies das rochas, polindo-as. Efeitos: é maior nas rochas sedimentares, principalmente arenosas e argilosas. Rochas heterogêneas ou irregulares podem sofrer erosão diferencial, o que dá origem a formas curiosas.
1 5 1