Respostas

A melhor resposta!
2014-07-24T16:58:56-03:00
Verbo transitivo direto: não possui sentido completo, por isso, necessita de um complemento, por exemplo:

Maria comprou um livro.

Se a frase fosse só "Maria comprou", é perceptível um sentindo incompleto da frase, por isso que há o complemento "um livro".

Já o verbo transitivo indireto possui sentido completo, não necessitando de um complemento, por exemplo:

A moça pensou nos bons momentos que viveram juntos.

"A moça pensou", é perceptível um sentido completo da frase.

Dica para os verbos: faça perguntas a ele.

"Maria comprou um livro" - Quem compra, compra algo ou alguma coisa. Maria comprou o quê? Um livro.

Bom, esse é um resumo do resumo, basicão. Recomendo procurar na internet coisas mais completas.
2 5 2
2014-07-24T16:59:38-03:00
O VERBO TRANSITIVO DIRETO E QUANDO ESTE COMPLEMENTO VEM LIGADO SEM PREPOSIÇÃO JA O VERBO INDIRETO E QUANDO ESTE COMPLEMENTO VEM LIGADO COM PREPOSIÇÃO. :D