Em 1755, numa carta a um amigo, Benjamin Franklin escreveu: "Eletrizei uma caneca de prata (de meio litro) e nela introduzi uma esfera de cortiça (material isolante) pendurada num fio de seda, até que ela tocasse o fundo da caneca. A esfera nao foi atraída pela caneca (como aconteceria se ela tocasse o lado de fora).

FRANKLIN NA ÉPOCA NÃO CONSEGUIU EXPLICAR ESTE FATO. EXPLIQUE PRA ELE ESTE FENÔMENO OCORRIDO COM SUA CANECA.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-25T07:47:06-03:00
A caneca de prata funciona como uma gaiola de faraday, isolando as cargas elétricas do lado de fora.
1 5 1
2014-07-25T09:01:28-03:00
Esse efeito é explicado pela experiência da gaiola de Faraday. Nesse dispositivo um pássaro fica sentado sobre o poleiro em sua gaiola, enquanto esta é altamente eletrizada, sem que ele sofra qualquer consequência. O resultado é que a distribuição das cargas elétricas em qualquer corpo se faz na superfície externa, ficando assim explicada a não eletrização da superfície interna da caneca de prata de eletrizada por Benjamim Franklin em 1755.