Por favor! Eu tenho um trabalho de história hoje, e preciso de no mínimo três curiosidades á respeito da República Populista (1945 - 1964). Já pesquisei em alguns sites, mas não tenho muito tempo. Por favor é urgente se alguém me responder de acordo com o que foi dito acima, marco como melhor resposta!

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-25T12:33:36-03:00


*Durante a Republica Populista, a  campanha 'o petróleo é nosso' ,se tornou famosa ao ser pronunciada pelo presidente Getúlio Vargas e mais a diante se tornou lema da Campanha do Petróleo, que culminou a criação da Petrobras;

*Este período da história brasileira durou quase  20 anos e produziu  10 presidentes(entre eleitos  legitimamente e interinos);

*Os maiores partidos eram :PSD(Partido Social Democrático),PTB(Partido Trabalhista Brasileiro),UDN(União Democrática Nacional).

2 5 2
2014-07-25T12:44:16-03:00
República Populista tem como principais governos o de JK, Jânio, Joao Goulart ...Pode sim se falar sobre Getúlio Vargas, mas se queres exemplos marcantes do populismo temos como:

-Candidatos a presidência possuíam sempre caráter popular, sabiam agir a favor do povo e as demais classes sociais.
-Surgimento das multinacionais, tentativas de evolução econômica como o Plano de Metas de JK, criação de Brasilia, 
- No comando de Jango o país temia o comunismo, portanto esse temor de socialismo e comunismo estiveram tanto no periodo de João Goulart como de Jânio Quadros. E essa desculpa de prevenção foi utilizada pelo comando militar e assim o Brasil saia do Populismo e entrava na ditadura Brasileira.