Obs: se possível a resposta com a resolução e que de para entender. muito obrigada !


1) Disponho de uma certa quantia em dinheiro para comprar 21 passagens de 1,80. Como preço irá subir para 2,10 , após esse aumento, quantas passagens poderei comprar ?

2) A cada 2 horas, um relógio atrasa 2 minutos e 30 segundos. passando-se um dia, o relógio estará atrasado quantos minutos?

2
já ta terminando de responder?

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-25T16:08:44-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1) Primeiramente, vamos saber quanto de dinheiro você dispõe.

\$=21*1,8\\\\ \boxed{\$=37,8}

Esse é o valor que você dispõe. Agora, a passagem subiu para 2,10, e você tem 37,8, quantas passagens poderá comprar?

\$=x*2,10\\\\ 37,8=2,10x\\\\ x=\frac{37,8}{2,10}\\\\ \boxed{x=18\ passagens}

2) Sabemos que a cada 2 horas, o relógio atrasa 2,5 minutos, por isso:

1\ dia=24\ h\\\\ 2\ h = 2,5\ min\\ 24\ h=x\ min\\\\ x*2 = 24*2,5\\\\ 2x=60\\\\ x=\frac{60}{2}\\\\ \boxed{x=30\ minutos}
1 5 1
2014-07-25T18:13:47-03:00
1) Regra de três:
Se com um montante, se compra 21 passagens a R$ 1,80, com este mesmo montante vamos comprar menos passagem a R$ 2,10, logo:
21 ----> 1,8
 x -----> 2,1 ===>>> 21/x = 2,1/1,8 => x = 21 . (1,8) / 2,1 => x = 18
Irá comprar 18 passagens a R$ 2,10.
.................
2) Um dia tem 24 h e a cada 2 horas o relógio atrasa 2' 30". Vamos transformar os minutos em segundos, e utilizando regra de três:
2 h => 2'30" = 120"+ 30" = 150"

2h  ---> 150"
24h --> x ===>> 2x = 24.150 => x = 24.150/2 => x = 1800"
......
Transformando os 1800" em minutos, temos:
1800/60 = 30
Em um dia, o relógio atrasa 30' (meia hora).