Respostas

A melhor resposta!
2014-07-25T19:17:53-03:00
Ligação Covalentes são as ligações que ocorrem por meio do compartilhamento de elétrons. Essas ligações só são feitas entre:
Hidrogênio e Hidrogênio;
Hidrogênio e Ametal;
Ametal e Ametal;

Existem dois tipos de Ligação Covalente:
Ligação Covalente Normal: É dividida em simples, dupla e tripla.

Ligação Covalente Dativa ou Coordenada: Ocorre apenas quando as possibilidades de ligação covalente normal se esgotam, e o par de elétrons compartilhado pertence a somente um dos átomos que já está estabilizado. Esse par de elétrons é um par não-ligante (ainda não fez nenhuma ligação).

A estrutura de Lewis ou a F.E.L (Fórmula Eletrônica de Lewis) mostra os elementos, o número de átomos envolvidos, os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação dos pares eletrônicos. 
                                                    
1 5 1
2014-07-25T19:31:23-03:00
As ligações covalentes ocorrem entre átomos de elementos eletronegativos,ou seja,com tendência a receber elétrons,em que a partir de ligações os elétrons são compartilhados por ambos elementos envolvidos.
As ligações covalentes podem ocorrer entre os seguintes elementos:hidrogênio,ametais e semimetais.Os metais nunca participam deste tipo de ligação.
Um exemplo simples de ligação covalente:formação de gás hidrogênio,veja as imagens.
Observe que ambos necessitavam de 1 elétron para completar a camada de valência,ou seja,se tornarem estáveis.Ambos passaram a dispor de 2 elétrons.
O norte americano Gilbert Lewis propôs a Regra do Octeto,que diz:
Os átomos de diferentes elementos estabelecem ligações químicas,compartilhando elétrons,a fim de adquirir a configuração de gás nobre,ou seja,com 8 ou 2 elétrons na última camada.
Para sabermos a quantidade de elétrons na camada de valência,basta saber a família da Tabela Periódica.
Espero ter ajudado ^^