Respostas

2014-07-25T20:20:28-03:00
Centralização política, posição geográfica, investimentos privados para pesquisas náuticas, domínio de instrumentos importantes(bússola, astrolábio e quadrante).
2 3 2
A melhor resposta!
2014-07-25T21:04:22-03:00
O pioneirismo português decorreu em princípio pelos seguintes fatos:
* a unificação Portuguesa ==> O que levou o estado português a adquirir recursos fundamentais para investir um comércio.

* A  busca por um novo caminho para se chegar as Índias, o que levou esse expandimento.

* A conquista de Ceuta.

* A centralização política.

* A localização geográfica portuguesa.

* A existência de instrumentos e mecanismos muito importantes para o início dessa expansão. 
3 4 3
valeu mesmo ótima resposta
obrigado :D