33. Para seu salão de beleza, Belinha compra produtos em recipientes de 18 litros e os redistribui em frascos de formato cilíndricos de 10 cm de diâmetro por 20 cm de altura. Considerando  \pi =3,14 a quantidade mínima de frascos que Belinha precisa ter para distribuir todo o produto de uma só vez é igual a
a) 10.
b) 11.
c) 12.
d) 13.

2

Respostas

2014-07-26T10:56:44-03:00
Primeiro vamos calcular o volume de cada frasco:
V= Ab.h
V= πr².h
V= 3,14 . 5² . 20
V= 1570cm³

Volume total = 18Litros
1cm³ - 0,001L
x       - 18L

x = 18000cm³

Volume total / volume fraco = 18000/1570 ≈11,4
Como não pode sobrar a resposta é 12.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-07-26T10:57:07-03:00
Volume do cilindro = Pi.R^2 . Altura

Altura = 20
Raio = (Diâmetro/2) = 5 cm

Volume do cilindro = 3,14 . 25 . 20 = 1570 cm^3

Cada cilindro tem 1570cm^3 de volume.

Como 1 cm^3 = 1 mL
1570 cm^3 = 1570 mL ou 1.57L

18L/1.57L Será aproximadamente 11,5.

Logo, a quantidade mínima de frascos cilíndricos necessários para preencher os 18L será 12.

Resposta: Letra C

Espero ter ajudado!
1 5 1