Respostas

A melhor resposta!
2014-07-26T17:01:43-03:00
A maioria das locuções adjetivas é formada de PREPOSIÇÃO + SUBSTANTIVO, como nos exemplos abaixo:
amor de mãe = amor materno
comportamento de criança = comportamento infantil
objetos de decoração = objetos decorativos
plano de governo = plano governamental
Pode também ser formada por PREPOSIÇÃO + ADVÉRBIO, como nos exemplos:
cardápio de hoje = cardápio hodierno
pneus de trás = pneus traseiros
Há ainda locuções adjetivas que correspondem a adjetivos eruditos, exemplos:
de abelha = apícola
de abóbora = cucurbitáceo
de fábrica = fabril
de abutre = vulturino
de açúcar = sacarino
espero ter ajudado, qual quer pergunta só chamar :D
4 3 4
2014-07-26T21:48:47-03:00
Existem muitas locuções adjetivas comuns na nossa língua. As mais usadas, ou melhor, usadas mais constantemente são:
AMOR DE MÃE = AMOR MATERNO
AMOR DE PAI = AMOR PATERNAL
AMOR DE IRMÃO= AMOR FRATERNO
ATO DO GOVERNO =ATO GOVERNAMENTAL
DI DE CHUVA = DIA CHUVOSO
MANHÃ DE SOL=MANHÃ ENSOLARADA
PRECONCEITO DE RELIGIÃO = PRECONCEITO RELIGIOSO

1 4 1