O termometro construido por um estudante marca 1grauE quando a temperatura é a da fusão do gelo sob pressão normal e marca 96 grausE no ponto de ebuliçao da água sob pressao normal. A temperatura lida na escala E coincide com a temperatura Celsius APENAS no valor

a) -20
b) -10
c) 10
d) 20
e) 40

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-08-03T21:07:01-03:00
Para achar a variação de temperatura em uma escala faremos o seguinte:

Escala celsius de 0 a 100.

Tc - 0 / 100 - 0

Escala E de 1 a 96

TE - 1 / 96 - 1


Então fica:

Tc - 0 / 100 = TE - 1 / 96 - 1

Tc / 100 = Te - 1 / 95


TC = TE

TC/100 = TC - 1 / 95

95TC = 100TC - 100

-5TC = -100

TC = 100/5

************************
TC = 20°C // Letra D
************************

Vamos testar:

Tc/100 = Te - 1 / 96 - 1

20/100 = Te - 1 / 95

0,2 = Te - 1 / 95

19 = Te - 1

TE = 19 + 1

**************
TE = 20°E
**************
3 5 3
2013-08-03T21:09:26-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Chamando o valor nas duas escalas de "x" e de acordo com o enunciado da tarefa podemos escrever a igualdade:



Que é o valor nas duas escalas de uma mesma temperatura\frac{x}{100}=\frac{x-1}{95} \\ \\ 100(x-1)=95x \\ 100x-100=95x \\ 100x-95x=100 \\ 5 \frac{x}{y}  \frac{x}{y} x=100 \\ x=\frac{100}{5}=\boxed{20}
Amigo tem um erro ai na sua resposta. Na variação de escalas termométricas o denominador é a variação de temperatura. Ou seja, em°C é 100 - 0 e em °E é 96 - 1.
Vc está certo. Corrigido!