Respostas

A melhor resposta!
2014-07-26T23:19:20-03:00
A contração dos músculos é feita pela contração de suas células, em forma de Fibras longas. No citoplasma dessas fibraas existem miofibrilas contráteis constituídas por dois tipos principais de proteinas: a actina e a miosina.A contração ocorre pelo deslizamento de filamento de actina sobre os de miosina através de um impulso nervoso. Daí: 

1-O retículo sarcoplasmático e o sistema T liberam íons Ca++ e Mg++ para o citoplasma. 


2. Em presença desses dois íons, a miosina adquire uma propriedade ATP básica, isto é, desdobra o ATP, liberando a energia de um radical fosfato: 

3. A energia liberada provoca o deslizamento da actina entre os filamentos de miosina, caracterizando o encurtamento das miofibrilas. 
3 5 3
2014-07-26T23:24:21-03:00
A contracção muscular corresponde a um encurtamento das fibras musculares como resposta normal a um estímulo nervoso. 

De acordo com o modelo de Huxley, a contração muscular é conseqüência de uma série de eventos: 

1) O impulso nervoso alcança a célula muscular por meio de uma sinapse especial, chamada sinapse neuro-muscular ou placa motora. 

Há liberação de mediadores químicos nas placas motoras que excitam as células musculares estriadas e o mediador químico é a acetilcolina. 

2) O mediador químico atinge a membrana plasmática da célula muscular, que recebe o nome especial de sarcolema. Uma vez a célula muscular tendo sido excitada, um potencial de ação é desencadedo na célula muscular. 

3) Esse potencial de ação propaga-se por todo o sarcolema e também pelo retículo sarcoplasmático (RS), nome que recebe o retículo endoplasmático dessas células. Com o estímulo, as membranas do RS tornam-se permeáveis aos íons cálcio. Anteriormente armazenados nas cisternas do RS, os íons cálcio penetram nos sarcômeros e colocam-se em contato com as moléculas de actina e de miosina. 

4) Na presença de cálcio, as moléculas de miosina adquirem atividade catalítica (atividade ATPásica) e começam a degradar moléculas de ATP, convertendo-as em ADP. 

5) Com a energia liberada pela hidrólise do ATP, as moléculas de miosina deslizam-se sobre as de actina, encurtando os sarcômeros. Com o encurtamento dos sarcômeros, as miofibrilas como um todo encurtam, diminundo o comprimento da célula inteira.