Respostas

2013-03-13T11:49:00-03:00

A idolatria não é, apenas, um pecado abominável perante Deus, mas uma  atitude que provoca Sua ira.

No segundo mandamento, está escrito: "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás cultos..." (Êxodo 4.5,6).

Quanto mais idólatra é um povo, mais a ira de Deus vem sobre ele. Veja o que acontece na África e Ásia, onde imperam a fome, a miséria e a morte, por causa da idolatria e feitiçaria. Aqui em nosso país, por exemplo, temos o Nordeste, onde o povo tem praticado a idolatria cegamente. Deixam de receber as bênçãos de Deus e, por isso sofrem todo tipo de males. Quando não é a seca que assola, são as enchentes que castigam, ou ainda as grandes epidemias que têm dizimado a população.

O Senhor adverte as pessoas para não se deixarem contaminar pelos ídolos, pois do contrário, virá sobre elas todo tipo de castigo, que só será retirado quando deles se afastarem. Enquanto isso não acontecer, não terão prosperidade, continuarão a viver na mais completa miséria, tanto material como espiritual.

Deus, falando através do profeta Miquéias, disse que faria de todos os ídolos do povo de Israel, uma ruína. Essa profecia cumpriu-se com o cativeiro, mas tem aplicação a toda forma de idolatria até os nossos dias.

João, o apóstolo, em uma de suas cartas, faz um apelo dramático aos cristãos: "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos" (1 João 5.21).

Viver no Espírito é viver de tal forma que a vida seja um exemplo para aqueles que estão à nossa volta. Viver no espírito é afastar-se de qualquer forma de idolatria e adorar ou venerar somente a Deus.

1 5 1