Respostas

2014-07-27T14:12:27-03:00
O sistema imunológico é formado pelos chamados glóbulos brancos. São células de defesa do organismo. Tem muitos tipos: linfócitos T, linfócitos B, macrófagos, monócitos, eosinófilos, células NK, etc. 

Os linfócitos B são as células responsáveis pela "memória" à doença, ou seja, eles que produzem umas moléculas chamadas anticorpos. São moléculas altamente específicas que se ligam ao vírus ou à bactéria causadora da doença. 
Assim, quando uma pessoa já pegou uma doença, os linfócitos B produzem anticorpos contra aquele vírus ou bactéria que causou a doença. Da próxima vez que o vírus ou a bactéria entrar no corpo de novo, os anticorpos se grudam no vírus. Os anticorpos são moléculas sinalizadoras, ou seja, os macrófagos detectam os anticorpos e destroem o que eles grudaram, então eles destroem o vírus ou a bactéria antes da doença se formar. 

Este é o mesmo princípio com que se fazem as vacinas. As vacinas nada mais são que vírus mortos injetados na pessoa. Assim os linfócitos B fabricam anticorpos contra aquela bactéria ou vírus, e quando a pessoa entra em contato com o vírus ou a bactéria, o corpo destrói antes de desenvolver a doença. 

As doenças as quais não conseguimos vacinas ou não conseguimos combater, como é o exemplo da AIDS, o vírus HIV sofre muitas mutações, e então o organismo até produz anticorpos contra ele, mas daqui a pouco ele sofre mutação e fica diferente, aí os anticorpos não o reconhecem mais. Por isso não tem cura. 

se puder responder algumas de minhas perguntas eu agradeço Beijos
3 4 3