Respostas

A melhor resposta!
2014-07-28T10:12:32-03:00
 é a energia necessária para retirar um elétron da sua camada de valência,  para tirar o ultimo elétron do átomo, esta energia pode variar conforme certas características do elemento. Como a carga do núcleo, quanto mais carga positiva o núcleo possuir mais fortemente ele atrairá seus elétrons para perto de si, e mais energia será consumida para retirá-los. Ou quanto ao tamanho do átomo, é seu raio atômico que quanto menor for mais atraído será os elétrons para perto do núcleo também sendo necessária uma grande quantidade de energia para retirá-los.
1 5 1
  • Usuário do Brainly
2014-07-28T18:59:04-03:00
Potencial de Ionização 
O elétron, ao ser excitado, passa de níveis inferiores para níveis superiores de energia. Quando atinge um nível energético em que o núcleo não exerce mais atração sobre o elétron, dizemos que atingiu um nível (distância) infinito.