Respostas

2014-07-28T23:29:28-03:00
Ditongo
Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal ou de uma semivogal com uma vogal; em ambos os casos, vogal e semivogal pertencem obviamente a uma mesma sílaba. O encontro vogal + semivogal é chamado de ditongo decrescente (como em moi -ta, cai, mói). O encontro semivogal + vogal forma o ditongo crescente (como em qual, pá-tria, sé-rio). Os ditongos podem ser classificados ainda em orais (todos apresentados até agora) e nasais (como mãe ou pão).


Tritongo
Tritongo é a seqüência formada por uma semivogal, uma vogal e uma semivogal, sempre nessa ordem. O tritongo pertence a uma única sílaba: Pa-ra-guai, quão. Os tritongos podem ser orais (Paraguai) ou nasais (quão).


Hiato
Hiato é o encontro de duas vogais tônicas num vocábulo, como em saída (sa-í-da). Os hiatos são sempre separados quando da divisão silábica: mô-o, ru-im, pa-ís.
2 3 2
A melhor resposta!
2014-07-28T23:37:23-03:00
Tritongo - É o encontro de uma semivogal + uma vogal + uma semivogal, sempre nessa ordem. Por conter uma única vogal, o tritongo é indivisível silabicamente. 

ex: Uruguai         U semivogal     A vogal     I semivogal

Ditongo - É o encontro de uma vogal e uma semivogal. Pelo fato de uma semivogal sozinha não poder constituir sílabas, não se pode dividir o ditongo silabicamente

ex;    Faixa           f(AI)xa   no caso o A é vogal e I é semivogal

Hiato - É o encontro de duas vogais. Como só pode haver uma vogal em cada sílaba, as vogais dos hiatos ficam sempre em sílabas diferentes

ex: Duas ( Du / as )      Enjoar ( En /  Jo / ar)   vogal + semivogal

espero que tenha ajudo!

1 5 1