Respostas

2014-07-29T13:13:28-03:00
1ª foto:

2x - 40 + 3x - 10 = 180
5x - 50 = 180
x = 230/5
x = 46

2ª foto:
A mesma coisa:
4x+5x-4+3x+2x+2 = 180
Só fazer conta.

A melhor resposta!
2014-07-29T13:35:07-03:00
Oi Jenifer!

Sabendo que ângulos suplementares são ângulos que, quando somados obtêm-se o valor de 180 graus, logo a soma destes dois ou mais ângulos é sempre 180.

Portanto, Folha 1:

2x - 40 + 3x - 10 = 180 \\ 
5x-50 = 180\\ 5x = 230\\ x = 46

Agora x não é o valor do ângulo note bem!

Ângulo 1:

2x - 40 \\

2 . 46 - 40\\

 Ângulo 1 = 52

Se o ângulo 1 é de 52 graus, logo o outro ângulo só pode ser 128 graus. Porque a soma dos dois devem dar 180,

Mas vamos ver mesmo se nossa conta está certa:

3 . 46 - 10 \\
138 - 10\\ 128

Portanto ângulo 2 =  128.

Agora vamos a folha 2:

Neste caso são quatro ângulos e a soma deles, da mesma forma é 180 graus.

Para isso basta construir a equação:

Ângulo 1 + Ângulo 2 + Ângulo 3 + Ângulo 4 =  180

Então ai temos:


4x + 5x -4 +  3x + 2x + 2 = 180 \\
14x - 2 = 180 \\
14x = 182\\
x =  13

Ai ficou fácil né?

Ângulo 1: 4 . 13 = 52
Ângulo 2: 5 . 13 - 4 = 61
Ângulo 3: 3 . 13 = 39
Ângulo 4: 2 . 13 + 2 = 28

Lembre-se: A soma dos ângulos DEVE ser 180 (neste caso) então:

52 + 61 + 39 + 28 = 180

Quando você for fazer estes exercícios CERTIFIQUE QUE NO FINAL você somando todos eles sempre dê 180 graus...

Abraços e 10 na prova!




1 5 1