Respostas

A melhor resposta!
2014-07-29T21:15:08-03:00
Oo  romantismo no Brasil iniciou-se em 1836 com a publicação de suspiros poéticos e saudades de Gonçalves de Magalhães. 
Características: 
Predomínio da fantasia, da imaginção 
Subjetividade 
Temas cristãos e nacionais, religiosidade e nacionalismo 
Expressão de valores relativos 
Liberdade criadora 
Valorização da arte popular 
identificação entre o poeta ea natureza 
Valorização da paixão, sentimentalismo, emoção 
Predominio da originalidade 
O artista é criador dotado de sensibilidade especial 
Racionalista da liberdade 
Nacionalismo 
Escapismo , fuga da realidade 
idealização do amor 
mal do século 

Primeira geração romântica: poesia, natureza e pátria 
Segunda geração romântica:poesia, amor e morte 
Terceira geração romântica: poesia, paixão e revolução 

"Inspirado" nas idéias liberais, ardorosamente defendidas pelas burguesias, o Romantismo constiui mais que um estilo literário.É, além disso, um estado de espirito, uma postura perante a vida que se expressa artisticamente atraves da palavra liberdade. 
Liberdade de expressão artística, de manifestação, da subjetividade e da emoção, explosão de um eu criador, sonhador, inconformista, libertação da imaginação criadora,restringida e cercada por três séculos de subserviência, de obediência às normas clássicas. 
Espero ter ajudado, pois este é apenas um "catado" do que foi o Romantismo na História da Literatura do Brasil ...
2 5 2
2014-07-29T21:15:10-03:00
Uma das caracteristicas principais é a rima