Respostas

A melhor resposta!
2014-07-30T01:42:48-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Citarei primeiramente as características desse movimento que surgiu na Europa em meados do Sec.XIX, vale lembrar que é uma corrente que apresenta-se individualista e subjetiva, visada no ´´eu próprio´´, vejamos então suas características principais:
Sentimentalismo - expressão das emoções, espontaneidade do sentimento.
Subjetivismo- Visão particular, supervalorização do individuo.
Egocentrismo- Tudo gira em torno do ´´eu``, valorização da infância, conflitos internos.
Byronismo- angústia, pessimismo, conhecido como ´´mal do século``
Idealização- Visão da morte, idealizaçao da mulher.
Medievalismo- Criação de um héroi ( no caso do Brasil o índio)
Indianismo- índio como herói nacional, ´´bom selvagem``.
Condoreirismo- Preocupação com a exploração da classe operária e a escravidão.

No brasil o  Romantismo buscou identificar os problemas sociais, enfocando aspectos como a natureza, o passado histórico idealizado no índio.
É importante dizer que a inauguração do Romantismo no Brasil se deu pela obra ´´Suspiros poéticos e saudades``, do poeta Gonçalves Magalhães.
Este movimento, possui no Brasil três gerações: 
Nacionalista, ´´mal do seculo`` e social.
A primeira geração é marcada pelo espirito nacionalista e patriota, tem enfase na natureza brasileira e a valorização do passado histórico. Os princiais poetas de geração são: Gonçalves Magalhães e Gonçalves Dias.
A segunda, conhecida como ultrarromantismo ou ´´mal do século``, evidencia o pessimismo, o satanismo, a temática do amor e da morte etc. Destacam-se os poetas Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu.
A ultima geração tem poesia de natureza política e social e é formado pelo grupo condoreiro, cujo nome vem de Condor( ave que voa muito alto).

Depois de falar sobre a poesia romântica partiremos agora para a PROSA romântica no brasil. As prosas eram feitas em formas do folhetins, com histórias fictícias, com final feliz, e dividida em capítulos.
A prosa buscou definir um IDENTIDADE CULTURAL BRASILEIRA (Independência social e politica), os autores exploravam a selva, o campo e a cidade.
A prosa tinha as seguintes temáticas:
Romance histórico, Romance indianista, Romance sertanejo, Romance urbano.

O ultimo e não por isso menos importante é o teatro romântico brasileiro, este é um assunto que realmente não sei quase nada, mas guardei como ícone Martins Pena.
Martins fazia peças de comédia, escrevendo peças para divertir o povo, a critica social e política tinha efeito cômico com linguagem simples e direta.
A única peça que lembro, porém existe várias, é a ´´ O Judas em sábado de Aleluia``.

Espero ter ajudado, este é um resumo que tenho mais algumas coisinhas que lembrei na hora. ;D
Vou até copiar pra mim e refazer o resumo hahaha






1 5 1