Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-07-30T16:26:25-03:00
Vocativo é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. Não pertence, portanto, nem ao sujeito nem ao predicado. É o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético.  Por seu caráter, geralmente se relaciona à segunda pessoa do discurso.
 exemplo: 
Não fale tão alto, Rita!
                             Vocativo: RITA
Adjunto Adverbial É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). 
exemplo: ontem choveu
                             Adjunto adverbial: tempo (ontem)
Adjunto Adnominal é um termo que determina, especifica ou explica um substantivo. O adjunto adnominal possui função adjetiva na oração, a qual pode ser desempenhada por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes adjetivos enumerais adjetivos.
2 5 2
2014-07-30T16:27:41-03:00
Olá!

Adjunto adverbial e adnominal - são termos acessórios
Vocativo - termo independente

Adjunto adnominal - é um termo que acompanha o substantivo.

Exemplo : Recebi o terceiro pagamento. ---> pagamento - substantivo, o termo que o acompanha é um numeral ("terceiro").
Adjunto adnominais podem ser artigos, pronomes adjetivos, numerais, adjetivos, locuções adjetivas.

Adjunto Adverbial - é um termo ligante ao adjetivo, advérbio ou verbo, adicionando circunstâncias.
Podem ser de : afirmação, negação, tempo, espaço, dúvida, modo, intensidade, causa, condição, instrumento, meio, assunto, concessão, conformidade, finalidade, companhia e preço.

Exemplo : Voltei com meu namorado. - adjunto adverbial de companhia - "com''
Saíram rapidamente - modo, "rapidamente"
O bebê chorava bastante - intensidade, "bastante".

Vocativo - é um chamado, separado por vírgulas dando a ideia de uma ordem, uma exclamação.

Exemplo - Estamos aqui, Laura! ---> o vocativo é o nome, Laura.