Respostas

2014-07-30T17:01:13-03:00
Todos os numeros ente 1492 e 3427 que terminarem com 0
aii vc pega eles e soma '-'
1 3 1
Aleff, essa questão envolve Progressão Aritmética. Consegui obter uma resposta para tal, porém tenho sérias dúvidas quanto a resolução e ao resultado, propriamente dito. Mas mesmo assim obrigado.
de nada '-'
A melhor resposta!
2014-07-30T17:13:45-03:00
Ai você vai formar uma pa( progressão aritmetica)
primeiro você vai encontrar o número mais proximo de 1492 que seja divisível por 10, que é 1500 ( obrigatoriamente tem que ser um numero que vem depois de 1492, para que possa estar incluido entre 1492 e 3427 como exigido no enunciado).
agora você vai encontrar o numero mais proximo de 3427 que seja divisivel por 10, que é 3420 ( obrigatoriamente tem que ser um numero que vem antes de 3427, para que possa estar incluido entre 1492 e 3427 como exigido no enunciado).
 Com isso você tem o primeiro e o ultimo termo da pg , a1= 1500 e an=3420 .
usando a formula do termo geral : an= a1+(n+1)r > 3420=1500+(n+1)10 > 1920=10n+10 > 10n=1910 > n=191 onde n é o numero de termos
 agora  vc usa a formula da soma dos termos da pa  S=(a1+an)xn/2
s=(1500+3420)x191/2 = 469.860 :)))
3 5 3