Respostas

A melhor resposta!
2014-07-30T20:53:03-03:00
X-y=5  x=y+5
Substituindo (5+y).y=36 
                    5y+y²=36
                    y²+5y-36=0
                    delta=25 + 144=169 raiz=13
                    y=-5+13/2 =4 ou -5 -13/2 =-18/2=-9
se y=4 x=9
se y=-9 x=-4

Resp: (9,4) e (-4,-9)

3 2 3
2014-07-30T21:06:21-03:00
Temos o Seguinte Sistema:

 \left \{ {{x-y=5} \atop {xy=36}} \right.   |x=5+y \\  \\ xy=36 \\ (5+y)y=36 \\ 5y+y^2=36 \\  \\ y^2+5y-36=0

Aplicando Bháskara encontraremos Δ=169 com y1=9 e y2=4
Para y =  9 Temos:              |Para y = 4 temos:
x-y=5                                   | x-y=5
x-9 = 5                                 | x-4=5
x = 14                                  | x = 9 

Substituindo na equação veremos que x = 14 e y = 9 não satisfaz as equações,
logo a solução desse sistema é x = 9 e y = 4.
1 4 1