Respostas

2014-07-30T23:16:03-03:00
A diferença entre Mutualismo e Protocooperação está na dependência mútua dos organismos envolvidos. Em mutualismo, dois organismos necessitam um do outro pra sobreviver, como por exemplo, as micorrizas nas raízes das plantas, que servem de ponte entre a planta e os sais minerais e água no solo. As bactérias presentes no interior dos cupins e ruminantes que digerem a celulose do alimento ingerido pelos tais. 
Já em Protocooperação, a relação não é de total dependência. Um organismo consegue viver sem o outro, se caso este lhe falte. Como por exemplo, os crocodilos que permitem que a ave-palito lhe retire restos de comida dos dentes e outros pássaros que retiram pulgões, carrapatos, etc, dos pelos de porcos e vacas.

Em suma, no primeiro a dependência é mutua, um não vive sem o outro. No segundo, a dependência também é mutua, porém um não depende vitalmente do outro para sobreviver (no caso dos exemplos, o crocodilo e os porcos e vacas viveriam sem a ave-palito, e as outras aves). 
24 4 24
2014-07-30T23:22:01-03:00
A Protocooperação: associação entre duas espécies diferentes em que ambas se beneficiam; e não é necessariamente obrigatório sua associação para se manter vivo Ex: pássaros e boi/ búfalo/Rinoceronte/ elefante , crocodilo e pássaro-palito, anêmona do mar e paguro. (Na maioria das vezes se alimentam de restos de comida, carrapatos e vermes) 
O Mutualismo: associação entre duas espécies diferentes em que ambas se beneficiam; e é necessário para sua sobrevivência. 
Ex: líquen no tronco de uma arvore, flores e abelhas, algumas bactérias que vivem em nódulos de raízes.   
15 4 15