Respostas

A melhor resposta!
2014-07-31T12:46:36-03:00
Sim, mas apenas em casos especiais, ou quando módulo de ambos os vetores for igual a zero, ou quando eles tiverem mesma direção e sentidos opostos. Isso porque a soma vetorial é dado pelo triangulo construído por dois vetores, se chamarmos esses vetores de \vec{u}\vec{v} e o ângulo entre eles for igual a \theta (letra grega "teta") então pela lei dos cossenos o módulo do vetor resultante(\vec{r} = \vec{u}+\vec{v}) será igual a |\vec{r}| = u^2+v^2+2\cdot u \cdot v\cdot cos(\theta) que só pode ser igual a zero caso ambos os vetores sejam zero ou se \vec{u} = -\vec{v}.
4 5 4
Ah e mais uma coisa, tem também a interpretação física para isso. Se interpretarmos o vetor como uma força atuando sobre um corpo então caso o módulo de ambos os vetores sejam 0 a força resultante sobre o corpo será 0, isto é, não haverá nenhuma força resultante. Por outro lado se elas tiverem mesmo módulo e direção mas sentidos opostos, as forças "se cancelariam" e assim a força resultante também seria 0.
2014-07-31T14:29:54-03:00
Basta que os vetores tenham módulo igual a zero, ou, se seus sentidos forem oposto e de mesmo módulo.