Respostas

2014-08-01T18:42:14-03:00
Olá! Espero que você aprenda com minha resposta! Vamos lá:

Para que tiveram  uma "chegada vinda de fuga" , é lógico que isso precisou de um processo. Vamos descobrir qual foi ele?
Tudo isso começou por causa da FRANÇA que não conseguiu derrotar a Inglaterra em uma disputa militar. Fato pelo qual Napoleão proibiu que os países da Europa Continental fizessem qualquer tipo de comércio com ingleses. Para isso, criou um decreto que constituía o "Bloqueio continental".
Dom João - pai do Pedro Alvares, pelas minhas fontes - não teve outra alternativa e fugiu com sua família e parte da corte para as terras brasileiras, ainda não descobridas, só pelos índios, que chamavam o Brasil, de Pindorama. 
Vieram no total 10.000 pessoas (Dez mil), em 1807.
Após sua chegada no Brasil, Dom João mandou que os portos brasileiros fossem abertos para o comércio com todas as nações com as quais mantinham relações cordiais, inclusive com a Inglaterra. Antes da importante decisão, o Brasil só mantinha comércio com Portugal e suas colônias.
A família ficou um mês (01 mês) na Bahia, fazendo melhoras (perfeiçoamentos) na região.
Em seguida, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi instalada a sede do governo de Portugal, por mais de 13 anos (treze anos). Com isso, o Rio de Janeiro cresceu muito e o estado obteve novas estruturas.
O Brasil, até então, era tido como colônia, mas em 19 de dezembro de 1815, passou a Reino Unido a Portugal e Algarve, tendo suas capitanias transformadas em províncias.Com o falecimento da mãe de D. João, a então rainha de Portugal, este teve que assumir o trono do país, administrando o mesmo daqui do Brasil, enviando suas ordens através dos mensageiros. Mas em 1820 aconteceu uma revolta em Portugal e D. João teve que retornar ao país, deixando seu filho, D. Pedro, como Príncipe Regente do Brasil.
1 5 1
Espero ter ajudado. :c
obrigado princesa...ajudou de mais!
2014-08-01T22:38:14-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezado,

Isso ocorreu devido a uma série de acontecimento, em particular, devido ao bloqueiro continental, que foi uma tentativa de Napoleão para enfraquecer a Inglaterra economicamente, consistindo em proibir os países do continente europeu de comercializarem com a Inglaterra, bem como de receberem navios ingleses em seus portos.

A maior reação adversa que a França enfrentou entre os países foi a desobediência de Portugal em fechar os portos à Inglaterra, culminando, com o auxílio dos ingleses, com a fuga para o Brasil da família real, dos funcionários públicos, da corte, bem como de muitos outros portugueses.

Isso resultou do fato de que a Inglaterra era o principal parceiro comercial de Portugal, sendo difícil, portanto, parar o comércio.

Desse modo, o Império Português seguiu mantendo comércio com os britânicos, garantindo um mercado importante para o comércio inglês.

 Com a chegada ao Brasil, o rei determinou que o Brasil deixava de ser colônia, passando à condição de reino e sede do Império Português, decretando a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, permitindo a ampla entrada de produtos ingleses, com uma taxa de impostos bem menores que o pratica com os de outras nações. O rei possibilitou, ainda, as seguintes mudanças:

a) Permitiu-se a circulação de publicações e jornais no Brasil (era proibido antes);

b) O rei, após receber terras e fazendas de um traficante de escravos, respaldou e ampliou gigantescamente o tráfico negreiro no Brasil;

c) A Biblioteca real, uma das maiores do mundo na época, foi transferida ao Brasil, compondo a atual Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro;

d) Permitiu a instalação de fábricas, com a de pólvora, no Brasil;

e) Criação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, bem como Academia de Belas Artes.

f) Prosperidade econômica, haja vista que os milhares de pessoas vindas com a família real trouxeram dinheiro, joias, livros, e outros recursos importantes para o desenvolvimento econômico da região naquela época.

Bons estudos!
1 5 1