Respostas

2014-08-01T20:19:53-03:00
Objeto direto- Frases que precisam de complemento(s) para terem sentido.
Objeto indireto- Frases nas qual a preposição é quem dá o sentido.
1 4 1
2014-08-01T20:34:42-03:00
Alguns verbos são transitivos, ou seja, pedem complementos para que tenham o sentido completo. quando um verbo pede o complemento diretamente, sem o uso de preposições trata-se de um verbo transitivo direto(VTD) e o seu complemento será um objeto direto(OB) ex. comprei uma bola. comprei é um VTD e uma bola o seu OB.
quando um verbo pede o seu complemento através de preposições, indiretamente, então será um verbo transitivo indireto(VTI) e seu complemento será um objeto indireto OI. ex. preciso de um livro. preciso é um VTI pois o seu complemento vem necessariamente com uma preposição(de). de um livro é o OI.

como tudo no português, esta matéria, transitividade verbal requer muito treino eu lhe recomento bastantes resoluções de exercícios. com um tempo tudo começa a fazer sentido. só lembrando, além do VTD e do VTI, existem os verbos de ligação(VL) os verbos transitivos diretos e indiretos, que pedem os dois complementos(ex. dei uma bola para josé. dei é VTDI e pede um complemento diretamente, uma bola(od) e um indiretamente pela preposição para, para josé(oi)) e por fim há os verbos intransitiveis que não pedem complemento algum, têm sentido completo. ex. viver, eu vivo/ andar, eu ando, fulano anda. normalmente verbos de ações..