Respostas

2014-08-01T20:10:05-03:00
Andei
escrevi
li
cantei
dancei
pulei
subi
nasci
(o preterito perfeito é o passado normal)
1 5 1
A melhor resposta!
2014-08-01T20:17:11-03:00
Pretérito perfeito é quando um verbo representa uma ação que se iniciou no passado e foi terminada no mesmo, é algo perfeito e que não continua no tempo. 
verbo amar:
eu amei, tu amaste, ele amou, nós amamos, vós amastes, eles amaram.

no pretérito perfeito a ação do verbo se inicia no passado mas ainda continua no tempo.
verbo amar:
eu amava, tu amavas, ele amava, nós amávamos, vós amavas, eles amavam..
verbo andar:
eu andava...
1 5 1