Respostas

2014-08-01T20:20:05-03:00
Foi um líder da inconfidência mineira, lutou por justiça e separatista do estado em 1789 e foi esquartejado ele era o mártir Joaquim José da Silva Xavier.
Alguns nomes;
Tiradentes o Joaquim José da Silva Xavier
Claudio Manuel da Costa Inácio
José de Alvarenga Peixoto
Tomás Antônio Gonzaga
Francisco de Paula Freire de Andrade
Carlos Correia  
Oliveira Rolim 
Francisco Antônio de Oliveira Lopes 
grato garota
rsrs vlw
Valeu, se precisar as ordens
obaaaaaaaaa
  • Usuário do Brainly
2014-08-02T14:29:58-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A inconfidência mineira foi um movimento social de caráter separatista, que aconteceu em Minas gerais em 1789, no então ciclo do ouro brasileiro. Entre os seus motivos estão a exploração politica exercida pela coroa portuguesa; altos impostos cobrados;  A Derrama, que era um imposto cobrado por região de exploração do ouro. Com a grande diminuição do ouro encontrado, os moradores dessas regiões não conseguiam pagar o imposto, quando isso ocorria soldados da coroa adentravam nas casas para retirar seus bens e assim quitar a dívida. Tais medidas gerou insatisfações na sociedade mineira, que se organizou e iniciou o movimento. Os líderes do movimento são Joaquim José da Silva Xavier (tiradentes), os poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, além do padre Rolim. O movimento foi encerrado após um dos inconfidente relatar os planos para as autoridades portuguesas, que prendeu todos eles por infidelidade ao rei e Tiradentes, único a assumir a liderança do movimento, morto em praça pública.
1 5 1