Respostas

2014-08-01T20:54:47-03:00
Lei de Coulomb :

Fel =  \frac{K.Q1.q2}{d^2}

Legenda :

Fel : Força elétrica

K ~> constante de Coulomb

Q e q ~ > São as cargas

d ~> distância

1 uC  = 1.10⁻⁶ C

Jogando os valores na fórmula


0,1 =  \frac{9.10^9.(1.10^-^6)(1.10^-^6)}{d^2}

0,1 =  \frac{9.10^-^3}{d^2}

d^2 =  \frac{9.10^-^3}{0,1}

d^2 =  9.10^-^2}

d = \sqrt{9.10^-^2}

d = 0,3 ~metros
6 4 6
A melhor resposta!
2014-08-01T21:01:25-03:00
Para resolução vamos usar a Lei de Coulomb , que é a seguinte

F = k.Q₁.Q₂
          d²

onde , respectivamente são 

F = 0,1 N 
Q₁.Q₂ = Q² = 1 uc = 1.10⁻⁶ C
K = 9.10⁻⁹ Nm² / C²

então é só substituir na devida fórmula e obter a distância

0,1 = 9.10⁻⁹ . (1.10⁻⁶)²
                      d²

0,1 d² = 9.10⁻⁹ . (1.10⁻⁶)²
0,1 d² = 9.10⁻⁹ . 1.10⁻¹²
0,1 d² = 9.10⁻³
d² = 9.10⁻³
        0,1
d² = 0,009
        0,1
d² = 0,09
d² = √0,09
d² = 0,3 m
9 4 9