Respostas

2014-08-02T02:10:48-03:00
Como não conhecemos esse número, vamos chamá-lo de x. A soma do quadrado de x com x é 12. Logo x² + x = 12.
Portanto:
 x^{2}  + x - 12 = 0
\Delta = b^{2} - 4 . a .c \\ \Delta = 1^{2}  - 4 . 1 . (-12)  \\ \Delta = 1 + 48 \\ \Delta = 49
x = - b ± √Δ/2a
x = - 1 ± 7/2
x' = - 1 + 7/2 = 6/2 = 3
x'' = - 1 - 7/2 = - 8/2 = - 4

Portanto, esse número pode ser 3 ou - 4.
A melhor resposta!
2014-08-02T02:27:26-03:00
Segundo a descrição temos uma função de segundo grau:
x² + x = 12
x² + x - 12 = 0
Sendo Baskara
-b±√b²-4ac
       2
Onde:
A = 1
B = 1
C = -12
Temos:

-1±√1²-4.1.-12
       2
-1±√1+48
      2
-1±√49
     2
x¹= -1-7 = -8 = -4
        2      2

x²= -1+7= 6 = 3
         2     2

Resposta
-4 ou 3
1 5 1