Leia a piada a seguir para responder à questão abaixo.

O sábio se achava muito esperto e queria mudar o mundo.
[...] um dia, deitado na relva, o sábio viu um bando de gaivotas voando sobre ele, enquanto um boi passava vagarosamente pelo pasto.
Pensou com seus botões: “Outro equívoco, outra injustiça! Bois e vacas, que são tão úteis, se arrastam pelas estradas lentamente enquanto pássaros, tão ágeis e inúteis, voam livres pelo céu!”
Nesse exato momento, alguma coisa lhe caiu sobre a cabeça.
Ele passou a mão e descobriu que era titica de passarinho. Então, olhou para cima e disse:
- Retifico. Já pensou se boi voasse?

1 - Com base no texto, responda V às afirmativas verdadeiras; F, às falsas.

() O efeito de humor produzido pela piada resulta do pressuposto que está na última frase do texto.
() a expressão “Pensou com seus botões” (linha 4) é um exemplo de linguagem informal, isto é, carrega marca da oralidade.
() mistura de formalidade com informalidade, no texto em questão, não acarreta inadequação linguística visto que a piada é um gênero que circula em contexto de grande informalidade.
() A palavra “Retifico” (última linha) não deve ser confundida com a palavra “ratifico”. No texto, “Retifico” indica a mudança rápida de pensamento do sábio ao se dar conta das consequências terríveis do seu desejo de que bois e vacas voassem.
() O efeito de humor, no texto em questão, está explícito, ou seja, não será necessário fazer inferências, nem mesmo produzir sentido ao texto.
() Todo texto escrito lida com a linguagem padrão e apresenta um grau de formalidade. A piada acima é um exemplo disso.
() É fácil compreender a piada porque todas as palavras empregadas pelo autor são de conhecimento do leitor. Ou seja, para a compreensão de um texto o fundamental e fazer a decodificação, conhecendo as palavras que foram usadas e seus respectivos significados.


1

Respostas

2014-08-02T21:48:41-03:00
V,V,V,V,F,F,V A VERDADEIRO,b,VERDADEIRO,C,VERDADEIRO,D VERDADEIRO,E,FALSO,F,FALSO,G,VERDADEIRO