Respostas

2013-08-06T17:39:35-03:00
A Idade Média representa um período de mudanças significativas, em toda europa, principalmente no que diz respeito ao predomínio da vida rural. Ao modo de produção escravagista da Antiguidade, sucedeu-se o feudal e os trabalhadores típicos passaram a ser os servos que, por não terem a posse da terra, estabeleciam uma relação servil de trabalho, produzindo para si e também para todos os habitantes do feudo. 

O trabalho mudou no decorrer da Idade Média, diversificando-se, aos poucos, com o surgimento ou renascimento de novas atividades, após uma longa persistência da agricultura como atividade básica, devido à importância atribuída à terra e à especificidade da mão-de-obra feudal. 

Ocorreu, assim, a ascensão das atividades de comércio e de artesanato, surgindo novas demandas de trabalho e a formação de riquezas. Configurou-se, dessa maneira, o cenário em que novos elementos vieram a delinear-se, dentro de um novo contexto de relações de trabalho. 

Tais mudanças na Idade Média focaliza o Regime Feudal, a força da da Igreja, o surgimento e a ascensão do comércio, as corporações, os artesãos, o trabalho, cujo significado do trabalho seria a base da Revolução Industrial.