Respostas

A melhor resposta!
2014-08-03T19:54:36-03:00
Ólha tem tanta coisa , que pode ter na internet . na verdade só pesquisar e copiar .
porque tem a revolução de 1932 que foi a revolta dos paulista , quando eles ficaram rebeldes porque o getulio tinha programado sua saida do governo. dei só um deles . 
1 5 1
2014-08-03T19:57:05-03:00
Populismo: tipo de governo que possui as seguintes características: autoritarismo, estatismo, corporativismo, culto ao líder combinado com concessões parciais a camada mais pobre da população visando obter seu apoio. Ocorreu na América Latina entre os anos 30 e 50, e tem em Getúlio Vargas, no Brasil, Juan Domingo Perón, na Argentina e Lázaro Cárdenas, no México seus mais notórios representantes; O Estado era o “mediador” dos conflitos sociais; Nacionalismo econômico, com criação de empresas estatais e obras públicas; Intervenção do Estado na economia, inspirado no modelo do “New Deal” norte-americano. Controle dos trabalhadores com criação de leis (a CLT, é um exemplo disso) e atrelamento dos sindicatos. Utilização intensa de propaganda governamental e censura, com a criação da DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), que cuidadosamente “fabrica” a imagem do “pai do trabalhador”. Descaso com o trabalhador rural (as leis trabalhistas não chegavam no campo); Aproximação com camadas populares urbanas. Incentivo ao mercado interno. Recuperação do preço do café (queima de estoque); Incentivos a indústria nacional (especialmente a de base durante a II Guerra Mundial), com a criação da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e a nacionalização de refinarias de petróleo.
1 1 1