Respostas

2013-08-06T20:58:55-03:00
Os Produtos industrializados são vendidos por valores bem maiores do que as matérias primas ou agrícolas o qual gera uma maior quantidade de economias e consequentemente maior renda econômica . 

Espero ter te ajudado !

1 5 1
Ajudou siim, brigado, viu ?!
Haaha , naada ;DD '
(/ ^~^)/
2013-08-06T22:16:30-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Estimado Luan,

O sistema capitalista trabalha com a lei da oferta e da procura. Se há muita oferta e / ou pouca procura, o preço tenderá a ser baixo. De modo semelhante, os salários obedecem um sistema parecido: se posso encontrar alguém com facilidade para realizar a função, o salário será baixo. Essa é uma das razões pelas quais o pagamento de trabalhos ditos "braçais", como ASG e outros, tende a ser baixo.

De modo semelhante, o preço do ferro e metais puros é baixo, enquanto o mesmo material, na forma de produtos industrializados (rádios, computadores e outros) tem um valor bem mais alto.

Assim, a venda de matérias-primas (oriundas da agropecuária e da mineração, por exemplo) está associada ao subemprego e a baixos salários, bem como uma dependência tecnológica de outros países. Isso ocorre por ser mais fácil fiscalizar o cumprimento das leis trabalhistas em fábricas (em razão de todos os trabalhadores estarem em um único lugar)  do que os espalhados por áreas amplas, como no caso  da agropecuária ou dos seringueiros espalhados pela Amazônia.

Além do valor maior dos produtos industrializados, eles tendem a ter uma maior validade que as matérias-primas (imagine a durabilidade de mangas e melancias quando comparadas a de aparelhos de televisão ou carros). 

Assim, países industrializados agregam conhecimento e tecnologia na matéria-prima que, na maioria das vezes, vem de nações subdesenvolvidas, como no Brasil. Veja, por exemplo,  o caso da Suíça e do Japão. Já ouviu falar do chocolate suíço? Agora se pergunte quantos quilos de cacau o país europeu produz... Nenhum. Ele importa todo o cacau da África e de outros países. O Japão é conhecido pela produção de carros, eletrodomésticos e robôs. Sabe de onde vem o ferro e outros minerais necessários para isso? Do Brasil...

É isso que a divisão internacional de trabalho realiza: nós vendemos matérias-primas, eles agregam valor (com melhores empregos, técnicas, salários) e nos vendem os materiais que fornecemos, convertidos em produtos, por um preço muito mais alto do que pagaram.

Isso gera um problema grave, pois temos que vender muitos produtos agropecuários para comprar, por exemplo, um computador. Espero, sinceramente, que o Brasil e outros países da América Latina possam sair desse tipo de relação comercial prejudicial para nós através da melhoria das condições de educação, trabalho, e estímulo ao desenvolvimento da indústria nacional, especialmente da inovação (um produto novo é mais caro e apresenta uma menor competição no mercado internacional, permitindo maiores preços e lucros).

Assim, esses são alguns dos motivos pelos quais a industrialização está relacionada a um maior desenvolvimento econômico e social de um país, pois requer:

a) Mão de obra qualificada (geralmente com mais anos de escolaridade);

b) Pesquisa e inovação (refletindo em um maior incentivo na educação como um todo, e, especialmente, nas universidades);

c) Facilita a fiscalização das leis trabalhistas e previdenciárias (as fábricas são facilmente localizadas, diminuindo as chances de trabalho escravo - como ocorre em alguns casos com a produção agropecuária);

d) Gera mais e melhores empregos, pois agrega valor aos produtos vendidos;

e) Tendem a apresentar maior tempo de validade que as matérias-primas;

f) A indústria apresenta uma maior estabilidade aos trabalhadores, haja vista que encontrar um profissional para esses locais não é tão fácil quanto substituir alguém no setor de serviços ou agropecuária (os empregos na agricultura, por exemplo, depende bastante das safras - gerando trabalhos temporários que duram poucos meses ao longo do ano).
Dôitachimachitê.
Karera no ichibu ni kyōiku o! ^~^
Mais isso é proibido o que você está fazendo ! Copiando de sites ! Eu sou muito boazinha , por isso não vou te denunciar ^^ '
Estimada Gabrielly, fico feliz que procure garantir as regras do Brainly. Essa é uma das razões pelas quais me tornei moderador aqui. Esteja tranquila, eu não copiei de nenhuma outra página. Toda a minha resposta foi desenvolvida com base em minhas leituras e reflexões ao longo das últimas décadas. Todo o texto é original e não cópia. Pode conferir e, caso não acredite, esteja à vontade para me denunciar, pois outro moderador é que fará a análise, não eu, garantindo a integridade do que afirmo.
^^