Respostas

2014-08-04T18:42:56-03:00
Por causa da colonização européia das Américas, nós também fazemos parte -- ainda que de modo inferiorizado e colonizado -- do Ocidente europeu e assim também somos herdeiros do legado que a filosofia grega deixou para o pensamento ocidental europeu. 
Desse legado importante, destaco dois: 
"A idéia de que a Natureza opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais, isto é, os mesmos em toda parte e em todos os tempos." 
A lei da gravitação ou gravidade afirma que todo corpo, quando sofre a ação de outro, produz uma reação igual e contrária que pode ser calculada usando elementos da massa do corpo afetado, a velocidade e o tempo com que à ação e a reação se deram (a Física explica isso). Essa lei é necessária e universal, isto é, é válida para todos os corpos em todos os lugares... 
"A idéia de que os seres humanos, por natureza, aspiram o conhecimento verdadeiro, a felicidade, a justiça; não vivem nem agem cegamente, antes criam valores pelos quais dão sentido as suas vidas e as suas ações." 
Significa que, quando o homem insatisfeito com as explicações que as tradições religiosas lhes davam, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando ao mundo que os acontecimentos e ações humanas podiam ser conhecidas pela razão, e que a própria razão era capaz de conhecer a si mesma. Que a verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso, que precisasse ser revelado por divindades a alguns escolhidos, mas, podia ser conhecida através da razão que é a mesma em todos. 
Resumindo... o conhecimento depende do uso correto da razão / pensamento, palavras e atos retos e, pelo mesmo motivo, a Verdade pode ser ensinada e transmitida rompendo os véus da ilusão!...