Respostas

2013-08-06T23:34:45-03:00
Renascimento e Humanismo
Renascimento foi a renovação cultural que teve início na Península Itálica a partir do século XI. Sob a influência da cultura greco-romana, esse movimento difundiu-se por várias regiões da Europa, estendendo-se até meados do século XVI.
Estas transformações foram muito evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, assim caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo, mas o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.
Entre tantas características, o movimento renascentista foi mais conhecido pela disseminação do humanismo. De forma geral, o humanismo manifesta o interesse que os intelectuais e artistas dessa época tiveram em tratar e explorar os assuntos que estivessem intimamente ligados à figura do homem. Com isso, podemos perceber que os renascentistas firmavam uma clara ruptura para com os valores do pensamento medieval.
De todo o modo o Humanismo Renascentista deve ser considerado um movimento intelectual de valorização da Antiguidade Clássica. Não se tratava, contudo, de meramente copiar as realizações do Classicismo greco-romano; tal aspecto retiraria ao movimento sua maior amplitude. O Humanismo, embora não sendo uma filosofia, representou um movimento de glorificação do Homem, tornado centro de todas as indagações e preocupações. Constituía uma tomada de posição antropocêntrica em reação ao teocentrismo medieval.O Humanismo levou a concepção do homem como o centro do universo (isto é, o antropocentrismo), o humano ocupando o lugar central até então dominado pelo divino e o extraterreno. Esse movimento de ideias teve grande destaque por apresentar certa oposição aos valores teocêntricos defendidos pela Igreja Católica, oposição representada claramente no antropocentrismo. O antropocentrismo é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem. As palavras que compõem o antropocentrismo são ANTROPO que significa homem e CENTRISMO que significa centro, isto é, quer dizer que o homem é o centro de todas as coisas do universo.
O Renascimento deixou um grande legado, pois além de abrir caminho para a ciência e a tecnologia através dos métodos de investigação inaugurados no período, constituiu parte significativa da própria definição da cultura ocidental.


.