O trecho do texto - "Estes componentes são inteiramente lisos, sem sulcos, e por isso dão mais aderência aos carros" (texto sobre F1) - confronta-se com a ideia com o que ensina a maioria dos livros didáticos, que afirmam que a força de atrito não depende da área de contato entre as superfícies.

1) Por que ocorre esse desacordo de informações?
2) O que realmente ocorre na interação entre duas superfícies?
3) Pensando nas interações microscópicas entre as superfícies, como você explica o fato de a força de atrito estático ser sempre superior ao dinâmico?

1

Respostas

2014-08-05T12:54:38-03:00
1) Porque a força de atrito é adimensional, e segundo as leis da física depende somente da massa do objeto em contato.

2) Os átomos da superfície do objeto se ligam aos átomos da superfície que está sob ele, criando uma espécie de "solda" entre o objeto e a superfície, dificultando seu movimento.

3) O atrito estático sempre é maior que o dinâmico, pois para que haja atrito estático é necessário que o objeto esteja parado sobre a superfície. Se o objeto está parado sobre a superfície, haverá mais tempo para os átomos dele se ligarem aos átomos da superfície sobre a qual ele está inserido, aumentando a força da "solda". Pense numa areia movediça: se você fica parado sobre a areia, há mais tempo de contato entre seu corpo e a areia do que quando você está andando sobre a areia. Por isso você desliza com muito mais facilidade.
1 5 1