No Texto. O pronome oblíquo em "começar a desfiá-la" refere-se a



a)situação
b)maneira
c)recital
d)conto
e)imaginar

O Recital
Uma boa maneira de começar um conto é imaginar uma situação rigidamente formal — digamos, um recital de quarteto de cordas — e depois começar a desfiá-la, como um pulôver velho. Então vejamos. Um recital de quarteto de cordas.

O quarteto entra no palco sob educados aplausos da seleta platéia. São três homens e uma mulher. A mulher, que é jovem e bonita, toca viola. Veste um longo vestido preto. Os três homens estão de fraque. Tomam os seus lugares atrás das partituras. Da esquerda para a direita: um violino, outro violino, a viola e o violoncelo. Deixa ver se não esqueci nenhum detalhe. O violoncelista tem um grande bigode ruivo. Isto pode se revelar importante mais tarde, no conto. Ou não.

Os quatro afinam seus instrumentos. Depois, silêncio. Aquela expectativa nervosa que precede o início de qualquer concerto. As últimas tossidas da platéia. O primeiro violinista consulta seus pares com um olhar discreto. Estão todos prontos, o violinista coloca o instrumento sob o queixo e posiciona seu arco. Vai começar o recital. Nisso...

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-05T12:32:44-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Questão de referenciação, uma coisa importantíssima para a interpretação de textos. O pronome substitui uma palavra que já foi escrita e será repetida. La é pronome feminino. - o que derruba de cara as opções c, d e e.

Uma boa maneira de começar um conto é: - quebra de orações.
Como o pronome aparece em uma oração coordenada aditiva (
e depois começar a desfiá-la), devemos procurar o termo referenciado na outra oração coordenada. Passamos para a próxima oração.

imaginar uma situação rigidamente formal — digamos, um recital de quarteto de cordas — e depois começar a desfiar a situação
, como um pulôver velho.

Opção A

2 5 2
Alguém pode me ajudar? a letra A, está errada, mesmo assim obrigado.
Foi mau, desculpe está certa, Obrigado Aline