Leia com atenção o texto a seguir:Nossos jogadores, quase sem exceção, atiram-se ao chão e rolam soltando ganidos de cachorros atropelados a qualquer choque com adversários, na tentativa de influenciarem os juízes. Quando cometem faltas, levantam os braços incontinenti, querendo fazer todos crerem que não as fizeram. Quando recebem uma entrada mais dura, dirigem-se ao árbitro sacudindo a mão direita, para coagir o homem do apito a aplicar o cartão amarelo. Se um atacante adversário cai dentro da área para cavar um pênalti inexistente, os zagueiros partem para cima dele metendo o dedo em sua cara, quando essa admoestação caberia exclusivamente ao juiz. Na semana retrasada, um jogador brasileiro que atua no exterior, em jogada em que deveria devolver, por uma questão de fair play, a bola à equipe adversária, recebeu-a, partiu célere contra o gol adversário e, diante de um goleiro estupefato, mandou-a para as redes. Gol. Gol contra a ética! Sua punição? Ora, apenas um jogo. Há, ainda, os que dirigem gestos obscenos às torcidas adversárias, mostrando a educação primorosa que receberam em suas casas. Todos esses comportamentos deveriam ser intoleráveis, absolutamente intoleráveis, mas passaram a ser lugar comum, sob a complacência dos árbitros e das famigeradas comissões de arbitragem.IORIO, Ubiratan. Futebol e (falta de) ética. Disponível em: http://www.ubirataniorio.org/index.php/blog-lateral/107-foot. Acesso em 27 de julho de 2014.A partir da análise deste texto e dos temas estudados em aula, considere as seguintes afirmações:
I) O autor afirma que a Ética não tem relação com o Futebol e que os comportamentos observados em campo são normais e não há nada que se possa fazer a esse respeito.
II) O posicionamento do texto é a favor da Ética no Futebol, pois critica os comportamentos reprováveis que se observam em campo.
III) O texto exagera ao exigir dos jogadores um comportamento moral, pois Futebol e Ética são coisas distintas e sem relação entre si.
IV) O texto levanta algumas das questões fundamentais da Ética, despertando o senso crítico das pessoas em relação ao que, no Futebol, tornou-se atitude normal.Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A. As alternativas I e III são verdadeiras.
B. Somente a alternativa IV é verdadeira.
C. Todas as alternativas são verdadeiras.
D. As alternativas II e IV são verdadeiras.
E. Todas as alternativas são falsas.

2

Respostas

2014-08-05T16:05:10-03:00
D. As alternativas II e IV são verdadeiras.
1 4 1
A melhor resposta!
2014-08-05T21:56:40-03:00
É a letra  D a resposta
1 5 1
Também optei pela D
d com certeza é só questão de interpretação
LETRA D
dddddd