Respostas

A melhor resposta!
2014-08-05T18:00:57-03:00
Olá Karla,

Primeiro vamos descobrir qual é a área total dessa sala antes da divisão. Note que a figura que representa essa área é um retângulo, que tem como área A = b*h.
Como sabemos que para esse retângulo temos base "b" = 8 e altura "h" = 5, teremos a área:
A = 8*5
A = 40m²

Nesse ponto nós também já sabemos que a área da sala A corresponde à 60% da área total da sala original que acabamos de encontrar (40m²). Então, descobrir qual é a área da sala A:
AA = (40*60)/100
AA = 24m²

Como a sala A também é um retângulo, podemos descobrir a medida de sua base "bA" através da fórmula de sua área, pois já a conhecemos assim como a altura "hA":
AA = bA * hA
24 = 5bA
bA = 24/5
bA = 4,8m

Logo, a sala A é formada por uma base de 4,8m e uma altura de 5m. Como a base total da sala original é 8m, podemos concluir que a base da sala B é (8 -4,8) = 3,2m.

Dessa forma, o perímetro da sala B (PB) é a soma de seus dois lados de 3,2m e de seus dois lados de 5m, ou seja:
PB = 3,2 +3,2 +5 +5
PB = 6,4 +10
PB = 16,4m

Logo, o perímetro em metros da sala B é 16,4.

Bons estudos!
1 5 1
2014-08-05T19:31:39-03:00
Efetuei os calculo, porem de uma outa maneira e deu o resultado de 16,4