O dono da papelaria ofereceu estes jogos de caneta e lapis , que tâmbém são vendidos separados , sem acréscimo . qual é o preço de cada caneta e cada lápis ?

1 Caneta 1 Caneta
1 Lápis 1 lápis
1 Caneta
R$ 5,40
R$ 6,30

2
Por favor me ajudem !!

Respostas

2014-08-06T08:32:38-03:00
Mmm. a caneta é 90 centavos e o lapis é 4,50
desculpe se estiver errado.
Ajudou , mas eu queira mesmo era o calculo ..
A melhor resposta!
2014-08-06T08:51:55-03:00
Vamos la:
PRIMEIRA CONDIÇAO:
       1caneta+1lapis, custa $5,40.............en equaçao podemos fazer assim:
             C+L=5,40.....podemos deixar a toda ésta equaçao em negativo a assim:                -C-L=-5,40...........primeira equaçao..(I)
SEGUNDA CONDIÇAO:
2canetas +um lapis, custa $6,30........fazendo em equaçao é:
    2C+L=6,30......................a segunda equaçao ...(II)

agora é só fazer equaçao (II)+(I).....uma resta ne.
  assim------------>2C+L=6,30
somando   -------> -C-L=-5,40
                   ⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻
temos..............C=6,30-5,40
                       C= 0,90..............achamos o valor da caneta R$0,90....ok
agora sabendo o valor de caneta(C)...podemos substituir esse valor na segunda equaçao ou primeira tanto faz, eu vou por a equaçao (II) ok e sim vc quer pode fazer com a equaçao (I) vai sair o mesmo resultado:
entao como vou a equaçao (II)  2C+L=6,30..............sei o valor de C=0,90
             entao substituindo  2(0,90)+L=6,30
                 resolvendo          1,80+L=6,30
                                             L=6,30-1,80
                                             L=4,50......achamos o valor de lapis R$4,50
valor de caneta=R$0,90
valor de lapis  =R$4,50            ,.......pronto
                                             
                                                              espero ter ajudado!!





2 5 2
NOssa ! Obrigada mesmo .. :D '
de nada bonita, quando estou aqui te ajudarei ok?
Ain brigaduh .. Ultimo favor que peço me ajude nesse http://brainly.com.br/tarefa/831284 cê estiver ocupada não precisa .