Respostas

2013-03-13T19:48:18-03:00

 Tempos verbais

1.1 Presente 1.2 Pretérito perfeito 1.3 Pretérito imperfeito 1.4 Pretérito mais-que-perfeito 1.5 Futuro do pretérito 1.6 Futuro do presente
8 3 8
A melhor resposta!
2013-03-13T19:57:43-03:00

Olá novamente! O modo indicativo tem os seguintes tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais que perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Presente do Indicativo – ações acontecidas no momento da fala.

Ex: verbos AJUDAR, COMER, CORRER

Eu: ajudo, como, correr Tu: ajudas, comes, corres

Ele/ela: ajuda, come, corre Nós: ajudamos, comemos, corremos

Vós: ajudais, comeis, correis Eles/elas: ajudam, comem, correm

 

Pretérito perfeito do Indicativo – ações concluídas no passado.

Ex: verbos AJUDAR, COMER, PARTIR Eu: ajudei, comi, parti

Tu: ajudaste, comeste, partiste

Ele/ela: ajudou, comeu, partiu

Nós: ajudamos, comemos, partimos

Vós: ajudastes, comestes

Eles/elas: [tem]eram

Pretérito imperfeito – ações que dão a ideia de não estarem concluídas no passado.

Ex: verbos AJUDAR, COMER, PARTIR

Eu: ajudava, comia, partia

Tu: ajudaavas, comias, partias

Ele/ela: ajudava, comia, partia

Nós: ajudavamos, comíamos, partíamos

Vós: ajudaveis, comieis, partieis

Eles/elas: ajudavam, comiam, partiam

 

Pretérito mais-que-perfeito –  ações concluídas há muito tempo no passado.

Ex: verbos AJUDAR, COMER, PARTIR

Eu: ajudara, comera, partira

Tu: ajudaras, comeras, partiras

Ele/ela: ajudara, comera, partira

Nós: ajudaramos, comeramos, partíramos

Vós: ajudareis, comereis, partireis

Eles/elas: ajudaram, comeram, partiram

 

Futuro do pretérito – ações que iriam acontecer, mas não vão mais.

Ex: verbos AJUDAR, COMER, PARTIR

Eu: ajudaria, comeria, partiria

Tu: ajudarias, comerias, partirias

Ele/ela: ajudaria, comeria, partiria

Nós: ajudaríamos, comeríamos, partiríamos

Vós: ajudareis, comereis, partireis

Eles/elas: ajudariam, comeriam, partiriam

 

Futuro do presente – ações que irão acontecer no futuro.

Ex: verbos AJUDAR, COMER, PARTIR

Eu: ajudarei, comerei, partirei

Tu: ajudarás, comerás, partirás

Ele/ela: ajudará, comerá, partirá

Nós: ajudaremos, comeremos, partiremos

Vós: ajudareis, comereis, partireis

Eles/elas: ajudarão, comerão, partirão

 

Se quiser explicação, só falar

9 4 9