Respostas

2014-08-06T15:34:13-03:00
A Polis pode ser entendida basicamente como uma junção de cidades-estados contituintes do território grego, que aconteceu entre o fim do periodo Homérico e o inicio do periodo Arcaico 
2014-08-06T15:37:29-03:00
Eram cidades com autonomia, governo, leis e costumes próprios. Cidades como antiga Roma, Veneza, Atenas, Prússia eram cidades-estado. A diferença entre cidade-estado e Nação/País/Reino, é que em uma região em que há pessoas de uma mesma etnia e língua, há várias cidades com autonomia própria. Exemplo da Grécia Antiga, que não era um país, e sim um conjunto de cidades-estado, apesar de toda a Grécia falar um mesmo idioma, ter a mesma etnia e partilhar praticamente a mesma religião. 
Cidades-estado de uma mesma região podiam guerrear entre si (como por exemplo, guerra entre Atenas e Esparta). 
A concepção de Estado como conhecemos hoje, só veio a surgir no final do século de XV D.C., início da Idade Moderna, quando começaram os Reinados Europeus, unificando áreas conhecidas como ducados e condados (feudos). 

Espero ter ajudado!! Bjoos

Ops esqueci das caracteristicas né : As pólis, na antiguidade, significavam cidades-estado (cidades independentes politico e econômicas uma das outras), e que se localizavam nas partes mais altas de uma determinada região. Sua principal economia vinha da atividade agrícola, onde todos tinham alguma função específica. Possuíam um único chefe politico e religioso, que era denominado de Patesí.