Respostas

2014-08-06T20:57:14-03:00
Porque ele está situado bem em cima de uma placa tectônica e apenas os locais onde as placas tectônicas tem divisa ocorrem os vulcões
A melhor resposta!
2014-08-06T21:08:25-03:00
Atualmente não, mas no passado, sim. 
Porquê? 
Bem a crosta terrestre, incluindo aí o assoalho dos oceanos, não forma uma capa única e compacta. 
Na verdade, imaginemos que a Terra é uma laranja descascada, pege as cascas e a cole de volta à laranja. 
Agora chame essa laranja de planeta Terra e as cascas de placas tectônicas. 
Só que na laranja elas são estáticas e na terra estão em movimento constante, porém, de tão pequeno, imperceptível para nós seres humanos. 
Elas assumem as mais variadas direções. 
E no choque de uma placa com a outra é que se produz os tectonismos (erupções vulcânicas, terremotos). 
O Brasil, neste momento, se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, por isso os nossos vulcões encontram-se extintos e terremotos não ocorrerm. 
Porém na costa ocidental da América do Sul, há bastante terremotos e vulcanismo porque é ali que as placas de Nasca (que fica no fundo do Pacífico) se "tromba" com a Sul-Americana. 
De choque, ocorre a subducção (rebaixamento) da Placa de Nazca que é empurrada pra baixo enquanto a Sul-Americana sobe. 
Dessa elevação surgiram os Andes e vulcões. 
Do atrito entre essas duas placas produz uma grande energia que é liberada na superfície da terra na forma de terremotos e a elevação de magma, as erupções vulcânicas. 
Pode-se dizer que se o território brasileiro atravessar esse ponto de colizão, os nossos vulcões poderão ser reativados. 
Mas isso será, se ocorrer, daqui a milhões de anos. 
Até lá, você não precisa se preocupar
2 5 2