1. (UFPE) A crise do sistema feudal acelerou-se no século XIV. Esta crise manifestou-se de várias maneiras. Assinale a alternativa incorreta.

a) Devido à forma de exploração utilizada durante toda a Idade Media houve esgotamento do solo e conseqüentemente a produção agrícola diminuiu.
b) A queda da produção agrícola teve como conseqüência imediata a subida dos preços.
c) Com a falta de produtos os mercados tendiam a fechar nas cidades e a fome atingiu também a população do campo.
d) Neste período a peste negra assolava em toda a Europa causando a morte da população.

e) Com a diminuição da taxa de crescimento populacional os preços tenderam a baixar e os senhores feudais e nobres mantiveram seu padrão econômico.

2. (Fatec-SP) Dentre as causas da desagregação da ordem econômica feudal, é possível mencionar:
a) a capitalização intensa realizada pelos artesãos medievais e a criação de grandes unidades industriais, que acabaram subvertendo a economia feudal.
b) o desinteresse da nobreza e do clero pela manutenção do Feudalismo, pois esses setores se beneficiariam com o advento da sociedade baseada no lucro.
c) o surgimento das corporações de oficio e a substituição do “justo preço”, que restringia as possibilidades de lucro, pelo preço de mercado.
d) o revivescimento do comércio e a conseqüente circulação monetária, que abalaram a auto-suficiência da economia senhorial.

e) a substituição gradativa do trabalho escravo pelo trabalho assalariado dentro do feudo, o que criou condições para a constituição de um sistema de mercado dentro da própria unidade feudal.

3. (UFMG) Todas as alternativas apresentam fatos que podem ser associados à decadência do feudalismo, EXCETO:
a) a ocorrência da fome e da Peste Negra que dizimaram a Europa na primeira metade do século XIV.
b) o aumento do número de cidades tanto de origem rural como surgidas de acampamentos de mercadores. c) o desenvolvimento da cavalaria, quase empenhou nas Cruzadas e difundiu pelo mundo os valores cristãos
. d) o desenvolvimento das atividades comerciais nos mares Mediterrâneo, Negro, do Norte e Báltico.
e) uma série de insurreições e perturbações sociais que ocorreram na Europa Ocidental e atingiram a cidade e o campo.
4. (PUC-MG) Durante a Baixa Idade Média (séc. XI - XV), o modo de produção feudal conheceu o seu apogeu, mas também foi nesse período que as contradições inerentes a esse sistema avolumaram-se, determinando a sua superação. São fatores responsáveis pela desarticulação das estruturas feudais, EXCETO:
a) brusca queda da produtividade na agricultura, devido resistência dos senhores feudais a técnicas agrícolas avançadas.
b)desenvolvimento da atividade mercantil tanto a nível inter-regional quanto a longa distância. c)crescente urbanização, conduzindo a uma gradual especialização da economia, caracterizada pela cisão entre campo e cidade.
d)surgimento da burguesia como um novo segmento social que foi se definindo no rígido contexto da hierarquizada sociedade feudal.
e)organização de expedições militares cristãs contra muçulmanos no Oriente Médio, pondo fim ao domínio secular dos árabes sobre o Mediterrâneo.
5. (PUC-MG) Nos séculos XIV-XV, a sociedade feudal experimentou uma grave crise geral, que abalou profundamente as estruturas que sustentavam essa sociedade, abrindo espaços para a criação de relações capitalistas no interior das sociedades europeias. Os efeitos da depressão dos séculos XIV-XV sobre a sociedade européia foram os seguintes, EXCETO:
a) a expansão marítima dos séculos XV e XVI, rompendo os estreitos limites do comércio medieval.
b) a centralização do poder nas mãos do rei, em contrapartida ao poder pulverizado dos senhores feudais.
c) o surgimento de uma nova cultura mais urbana e laica, em oposição à rural-religiosa do feudalismo.
d) a busca de urna nova espiritualidade, possibilitando a ruptura da unidade cristã através da Reforma.
e) a ocupação do poder político pela burguesia, sustentada no crescente enriquecimento dessa classe.

1
galera preciso urgente ajuda ai
tá na mão ^^

Respostas

2013-08-08T15:52:10-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1) Com a diminuição da taxa de crescimento populacional os preços tenderam a baixar e os senhores feudais e nobres mantiveram seu padrão econômico.

Totalmente errado, pois foi ao contrário, o número de pessoas crescer, enchendo os feudos, e com a falta de comida a crise feudal se instalou.


2) 
d)  o revivescimento do comércio e a conseqüente circulação monetária, que abalaram a auto-suficiência da economia senhorial.

Correto, pois com as cruzadas, o comércio voltou na Europa, e com isso, as pessoas voltavam para as cidades, abandonando os feudos.

3) c) o desenvolvimento da cavalaria, quase empenhou nas Cruzadas e difundiu pelo mundo os valores cristãos

Errado, pois não foi só o desenvolvimento da cavalaria, e sim o crescimento populacional e a crise alimentar, invocando as cruzadas.

4) a) brusca queda da produtividade na agricultura, devido resistência dos senhores feudais a técnicas agrícolas avançadas. 

Errado, pois nesse período não haviam técnicas avançadas na agricultura.

5) e) a ocupação do poder político pela burguesia, sustentada no crescente enriquecimento dessa classe.    

Errado, pois a burguesia só assume o poder no século XVII.