Respostas

A melhor resposta!
2014-08-07T14:40:31-03:00
Basta que você saiba o período, ou seja, o tempo que o ponteiro leva para completar uma volta. Então, período é o inverso da frequência por definição, se a frequência estiver em rpm, basta dividir por 60 para converter para Hz, se a frequência estiver em Hz, basta multiplicar para 60 para converter par rpm.

Para calcular a velocidade em um ponto qualquer de um ponteiro use a formula,

\boxed{v=wm*R}

v = Velocidade linear média
ωm = Velocidade angular média
R = Raio da trajetória
2 5 2
2014-08-07T15:46:27-03:00
Basta você usar essa fórmula :

V = ωm * R

V = velocidade linear
ωm = velocidade angular media
R = raio da trajetória.
1 5 1