Numa função do 2º grau, f(x)=3x²-6x+2, temos que achar os zeros, e para isso usamos a fórmula de Bhaskara. Porém, nessa função o delta deu 12, que não tem raiz, o que eu faço ? Continuo ? Paro ? Tem alguma forma de resolver isso, com tanto que o resultado seja um número real ? Por favor ajudem, é dever de casa, tenho que entregar amanhã !

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-07T16:58:59-03:00
Fatore o 12, que dará 2 raiz de 3, não tem como desenvolver para da um número exato, logo ficará: x'= 6 + 2 raiz de 3 tudo isso dividido por 6, e x''= 6 - 2 raiz de 3 tudo isso dividido por 6... Espero ter ajudado, tentei fazer e isso que consegui! Boa sorte :)
2 5 2
2014-08-07T16:59:59-03:00
É só você continuar normalmente.
A resposta será :

x1 = 6 + √12   e   x2 = 6 - √12
            6                        6